A Prefeitura de Canindé, em todos os anos, presta apoio à programação das Romarias de São Francisco, um dos eventos religiosos mais tradicionais do Brasil. A festividade, promovida pelo Santuário de São Francisco, acontecerá de 24 de setembro a 5 de outubro, com uma série de atividades religiosas, culturais e sociais.
“A Festa de São Francisco é uma demonstração de fé que movimenta a cidade e reforça nossa identidade cultural e religiosa. Estamos empenhados em proporcionar todo o suporte necessário para garantir o sucesso do evento, desde a infraestrutura até o acolhimento dos romeiros”, afirmou a prefeita Rozário Ximenes.
Durante o período das celebrações, a Prefeitura de Canindé disponibiliza serviços essenciais, como reforço na segurança, limpeza urbana e organização do trânsito. Além disso, são ofertados serviços de saúde, assistência social, turístico e culturais em pontos estratégicos para assegurar o bem-estar dos romeiros e visitantes.
Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, a festa atrai milhares de romeiros de diversas partes do Brasil. A programação inclui missas, procissões, novenas, além de apresentações artísticas que enaltecem a tradição franciscana.
A grande expectativa fica por conta da tradicional procissão no dia 4 de outubro, reunindo milhares de devotos que percorrem o corredor religioso da cidade, no dia do aniversário de morte do padroeiro da cidade.
Relíquia de São Francisco de Assis virá a Canindé
Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, na edição deste ano, uma relíquia de São Francisco de Assis será levada a Canindé. Virá da Itália um pedaço das vestes usadas pelo religioso, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, que viveu entre os séculos 11 e 12. A relíquia será apresentada aos católicos pelos dois frades do Monte Alverne, oriundos da Itália.
Para a Igreja Católica, relíquias são fragmentos do corpo de um santo, geralmente dos ossos, objetos de seu uso pessoal ou que tenham sido tocados por ele.
Outra novidade anunciada para a celebração deste ano é a presença do Frei Massimo Fusarelli, o 121º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores na linha sucessória de São Francisco de Assis, que coordena os frades menores em 119 países.
Repórter Ceará