Uma nova era se inicia no Reino Unido, neste sábado (6/5): o rei Charles III foi coroado após 70 anos de espera. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, e começou pontualmente às 7h (horário de Brasília). Durante duas horas, 2.200 convidados acompanharam os ritos milenares da investidura britânica.
O serviço na abadia foi seguido de um desfile militar, o maior do país em 70 anos. Cerca de 4 mil pessoas marcharam em homenagem ao rei, inclusive membros da família real britânica.
Quando chegaram ao Palácio de Buckingham, o rei e a rainha apareceram na bancada em frente a uma multidão. O público aplaudiu e gritou o nome do monarca. Os membros da família real que trabalham para a Coroa também acompanharam Charles e Camilla. Aviões militares fizeram um desfile em homenagem à investidura do soberano.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram algumas das pessoas presentes na abadia. Entre os famosos, estavam os cantores Lionel Richie e Katy Perry. O editor-chefe da Vogue Britânica, Edward Enninful, também prestigiou o evento.
O filho caçula do rei, príncipe Harry, estava entre os convidados, mas não teve nenhum papel oficial no evento. Meghan Markle não acompanhou o marido, que participou apenas da cerimônia dentro da Abadia de Westminster. Nos últimos meses, o duque de Sussex lançou um livro e um documentário, além de ter dado uma série de entrevistas criticando o pai, Charles; a madrasta, Camilla; o irmão, William; e a cunhada, Catherine.
Metrópoles