Os pesquisadores coletaram dados de mais de 12 mil participantes no México, analisando 32 genes associados à obesidade. O resultado foi que os voluntários que caminharam por, pelo menos, 15 minutos por dia conseguiram reduzir pela metade o impacto desses genes.
Isso indica que uma caminhada pode reduzir pela metade o efeito dos genes associados à obesidade em pessoas que tem facilidade em ganhar peso.
Segundo os especialistas, a atividade, mesmo que moderada, promove a liberação de endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade, o que melhora significativamente o humor e ajuda a regular o estresse. Isto, por sua vez, reduz o desejo por alimentos doces, ajudando a controlar o consumo de açúcar naturalmente.
Outra pesquisa, conduzida pela Universidade de Granada e publicado na revista Obesity, foi além e apontou que o momento do dia em que se pratica exercício físico também pode influenciar os benefícios sobre os níveis de açúcar no sangue.
O estudo envolveu 186 adultos com sobrepeso ou obesidade, que utilizaram dispositivos de monitoramento de glicose e acelerômetros para registrar suas atividades.
Os resultados mostraram que a atividade física, em nível moderado a vigoroso, reduziu significativamente os níveis de glicose quando praticados entre 18h e meia-noite.
NDmais