A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na manhã desta sexta-feira (07/11), no Plenário 13 de Maio, em sessão solene, o Dia do Radialista. A solenidade atendeu a requerimento dos deputados Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) e Marcos Sobreira (PSB) e homenageou profissionais da comunicação.
O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) classificou a arte da comunicação como “maravilhosa”. O parlamentar parabenizou os radialistas por exercerem a profissão com amor e esperança. “Eu estou diante de comunicadores que exercem sua profissão com a vocação de transmitir a notícia e o fato. Eu tenho a alegria de honrar cada um de vocês, que são dignos de honra, e o momento é de reconhecimento por todos os dias que vocês trabalham com toda a dedicação no rádio”, celebrou.
O deputado Marcos Sobreira (PSB), que subscreveu a homenagem, congratulou os radialistas. Para ele, o rádio nunca perdeu o protagonismo junto à população. Conforme o parlamentar, o rádio é o veículo que informa com credibilidade os fatos como acontecem e é um amigo do ouvinte. “Nós sabemos da potência do rádio, que chega com as informações nos locais mais distantes, como na zona rural. Mesmo com o crescimento da internet e da inteligência artificial, o rádio nunca perdeu e nunca perderá o seu protagonismo. É impressionante a força do rádio no interior do Ceará”, exaltou.
Uma das homenageadas, a radialista Samantha Marques, da Sol FM 94.3, ressaltou que o rádio, há mais de 100 anos, revolucionou a forma de conectar pessoas. Segundo ela, o veículo não existe sem os ouvintes. “Nós, radialistas, somos trabalho, credibilidade, informação, música, prestação de serviços e companhia, e assim é o rádio. Todos os dias acordamos com a missão de conquistar o coração do ouvinte. O rádio continua novo e encantador, o rádio nunca vai morrer”, comemorou.
Por sua vez, o gerente-geral da Alece FM 96,7, jornalista e radialista Lúcio Filho, enalteceu os 18 anos da emissora, que aniversariou nesta quinta-feira (06/11). De acordo com ele, a rádio conta com profissionais que trabalham dia e noite para transmitir as informações com a melhor qualidade.
“A Alece FM chegou à sua maioridade sendo a 1ª emissora de um poder legislativo estadual no Brasil, que é referência para todo o País. Nossa missão é manter o padrão, manter a audiência sempre com informação de qualidade aos ouvintes, para levar a melhor imagem da Alece à população”, engrandeceu.
A secretária da Regional 9 da Prefeitura de Fortaleza, a bispa e radialista Vanessa Lima, também felicitou os profissionais. Segundo ela, a comunicação no rádio “é um dom especial que nem todas as pessoas têm em transmitir paz, alegria e informações aos ouvintes”.
.jpg)
Comunicadores homenageados na solenidade que celebrou o Dia do Radialista – Foto: José Leomar
Já a assessora de comunicação do deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), a radialista e jornalista Paloma Silveira, ressaltou que a celebração na Alece é de todos os radialistas. “Somos nós os responsáveis pela força do rádio, por reunirmos grandes massas de audiência, somos pessoas que não desistimos de informar, de entreter e de nos emocionar através do rádio. O veículo não perdeu seu local de fala por causa das pessoas que fazem o rádio”, frisou.
A presidente da TV Ceará (TVC), jornalista Lena Ximenes, prestigiou a solenidade. Ela afirmou que “o rádio se reinventou ao longo de 100 anos de existência e que, em plena era digital, o veículo continua relevante”. “O rádio jamais foi superado em instantaneidade e alcance, e é imbatível por chegar em locais mais remotos para pessoas mais diversas de forma imediata”, apontou.
O conselheiro fiscal da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), radialista e jornalista Francisco de Assis Oliveira, que representou todas as emissoras de rádio e TV do Ceará, afirmou que sua missão na Acert é defender o rádio. Ele classificou como alegre o fato de observar os profissionais e o veículo sendo valorizados.
“Eu fui para a Acert para defender o rádio, e nós ficamos alegres ao saber que o rádio e os radialistas são valorizados. Quem já não derramou lágrimas ao falar do rádio? Eu sou defensor número um do rádio, e a Acert está sempre pronta para defender os interesses do radialista e do rádio porque Deus se agrada da comunicação”, salientou.
Na mesa da cerimônia, estiveram presentes os deputados Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) e Marcos Sobreira (PSB); a presidente da TV Ceará (TVC), Lena Ximenes; a secretária da Regional 9, Vanessa Lima, o gerente-geral da Alece FM, Lúcio Filho; o conselheiro fiscal da Acert, Francisco de Assis Oliveira, e a assessora de comunicação do deputado Apóstolo Luiz Henrique, Paloma Silveira.
Na sessão solene, a Alece homenageou os radialistas Samantha Marques e Paulo Oliveira, da Sol FM; Camila Carla e Alisson Marques, da FM 93; Bosco Barroso, do Sistema Jangadeiro de Comunicação; Evaldo Costa, da 89,9 FM; Tony de Sá, da Tempo FM; Gleudson Rosa, do jornal NE Poder; Cláudia Leitte, da rádio Verdes Mares (Verdinha); a assessora parlamentar Paloma Silveira e o ex-deputado estadual Idemar Citó, por sua paixão pelo rádio.
Acompanhe a íntegra da sessão solene que celebrou o Dia do Radialista:
Clara Guimarães



