O Maciço de Baturité sediou nesta terça-feira (8) o Seminário Febre do Oropouche – “O que saber para enfrentar a arbovirose no Ceará?”. Realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, o evento aconteceu no Campus da Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antônio Silva Lima, apresentou o balanço do trabalho realizado na região durante o surto registrado a partir de maio, quando todos os municípios registraram casos.
“Viemos explicar um pouco o que é a doença, como se proteger, os principais sintomas, quando ela pode ressurgir e de que forma os pacientes devem ser diagnosticados e conduzidos para atendimento médico”, ressaltou Dra. Tanta.
O encontro reuniu representantes da Saúde de vários municípios do Maciço. A secretária de Saúde de Baturité, Auxiliadora Bessa, ressaltou a importância do seminário para acompanhar o enfrentamento da febre oropouche e a importância da vigilância em saúde.
“Estamos fazendo uma avaliação das ações já realizadas e continuar o monitoramento dos casos que estão controlados na região. Vamos continuar vigilantes para que no próximo ano, principalmente no período de chuva, possamos combater o mosquito transmissor”, ressaltou Auxiliadora Bessa.