A Carteira Nacional Docente do Brasil, destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação no país, poderá ser solicitada a partir de quinta-feira (16), segundo anúncio feito em evento nesta quarta (15), no Rio de Janeiro, com o presidente Lula.
O documento deve atender 2,7 milhões de professores brasileiros das redes públicas e privadas. A validade, segundo o governo, será de dez anos.
Os professores que desejam a carteira precisam ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal, além de estarem em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino.
A solicitação deve ser realizada por meio da página Mais Professores, administrada pelo Ministério da Educação.
Outros benefícios
Além do anúncio da carteira, o governo ainda citou outros investimentos no Programa Mais Professores, com o intuito de desenvolver ações para valorizar a docência no Brasil.
Parcerias com empresas de todo o país, com descontos, benefícios e vantagens especiais para os professores Carteira Nacional Docente do Brasil, por exemplo, serão viabilizadas.
Outra novidade foi a premiação de 100 mil professores das redes públicas, selecionados com base nas escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), disponibilizando cartão de crédito de R$ 3 mil para a aquisição de ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e tablets.
DN