De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

economia

Prefeituras do Ceará começam 2024 com piores déficits do Brasil, aponta levantamento

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

O ano de 2024 começa com um déficit de até R$ 4,7 bilhões para as prefeituras brasileiras. O levantamento foi realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e mostra que no resultado primário, o qual são as receitas menos a despesas, caíram 45% do quinto para o sexto bimestre de 2022. Os técnicos avaliaram que o comportamento deve ter se repetido no fim do ano passado. Os dados estão na edição do jornal O Globo desta quinta-feira (3).

Uma pesquisa técnica realizada nos dez primeiros meses do ano passado apontou que as cidades brasileiras registraram déficit de R$ 2,3 bilhões. Com os pagamentos de 13º salário e outras despesas de fim de ano, os últimos meses de 2023 podem apresentar um cenário pior para os cofres públicos. Apesar do superávit de 2022, fechando o ano com R$ 21 bilhões, em 2023 os números do Banco Central até outubro mostram um rombo de R$ 10,9 bilhões no acumulado em 12 meses.

O Ceará está entre os estados com os piores números nas cidades. Das 13 unidades da federação nas quais as prefeituras estão nessa situação, seis são do Nordeste. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo a CNM, a receita das prefeituras tem sido insuficiente para fazer frente ao crescimento generalizado das despesas públicas.

Cn7

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas