Até o início de maio, congressistas devem formalizar a indicação de emendas ao Orçamento de 2025, apontando os beneficiários e a ordem de prioridade dos recursos. De olho nisso, prefeitos cearenses desembarcaram em Brasília na última semana, buscando garantir preferência na lista de destinatários de cerca de R$ 1,5 bilhão previsto para este ano.
O gancho das viagens, além da sanção recente do Orçamento da União, foi a Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais deste ano, que reuniu vereadores e prefeitos de todo o Brasil. Juntos, esses entes se reuniram com deputados, senadores e ministérios para tratar sobre as emendas.
Apesar das negociações, ainda não há definição de quando os pagamentos começarão a ser feitos, conforme deputados ouvidos pelo PontoPoder. Segundo a equipe técnica do coordenador da bancada cearense no Congresso, o deputado Moses Rodrigues (União), os prazos estão em adequação.
Os ministérios responsáveis pelo empenho do dinheiro parlamentar devem concluir todo o processo de checagem dos planos de trabalho e outros mecanismos de transparência em agosto. Foi o que delimitou o comunicado divulgado no último dia 23 pelo Ministério da Gestão.
DN



