De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

política

Prefeito e vice de Pacujá retornam aos cargos após mais de um ano afastados

Screenshot 2024-01-01 at 20-27-39 Prefeito e vice de Pacujá retornam aos cargos após mais de um ano afastados

A chapa eleita em 2020 no município de Pacujá, na Região Norte do Ceará, voltou à gestão da cidade após mais de um ano de afastamento. O prefeito Raimundo Filho e seu vice José Silva de Abreu, retornaram à prefeitura. A decisão foi do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais, expedida neste sábado (30). O ministro deu um prazo de 24 horas para que a Câmara de Vereadores e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) cumprissem a determinação.

A decisão do TSE está embasada nos resultados das urnas e na falta de julgamento da ação que afastou os gestores eleitos. No texto, o ministro justificou o retorno, evidenciando a presença do “fumus boni iuris” (fumaça do bom direito) e, principalmente, do “periculum in mora” (perigo da demora). Eleitos em 2020, Raimundo Filho e José Silva Abreu, foram afastados em junho de 2022, quando o TSE confirmou a condenação da chapa julgada pelo TRE/CE.

Eles tiveram a cassação dos diplomas, foram declarados inelegíveis por 8 anos e ao pagamento de multa no valor de 50 mil de Unidade Fiscal de Referência (UFIRs), equivalente à cerca de R$ 27.450. Mas, desde a data, o TSE não julgou o mérito do recurso feito pelos candidatos eleitos tampouco realizou novas eleições.

Com isso, ao considerar a proximidade das eleições municipais de 2024 e a pendência de julgamento que traria definição à esfera jurídica, o ministro decidiu pelo retorno da chapa à gestão.

A Voz de Santa Quitéria

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas