De Segunda a Sexta – 06h às 07h

estado de saúde

Prefeita é internada na UTI e tem perna amputada após trombose

Geovana Gessner

A prefeita Geovana Gessner (MDB), de Trombudo Central, cidade localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a uma trombose. De acordo com o portal g1, a gestora municipal, de 39 anos, passou por uma cirurgia para amputar a perna esquerda na última segunda-feira (23).

Em comunicado, o diretório municipal do MDB, partido de Geovana, informou que ela tem enfrentado uma “longa batalha” contra a trombose. Na última sexta-feira (20), ela apresentou complicações nas pernas e foi submetida a “procedimentos médicos de alta complexidade que inspiram atenção e monitoramento constante dos médicos”. A família de Geovana pediu orações e disse que segue acompanhando com esperança sua recuperação.

Conforme boletim médico divulgado na segunda, Geovana respira com a ajuda de aparelhos. Ela está internada no Hospital Regional de Rio do Sul.

O diretório do MDB de Trombudo Central destacou o trabalho da gestora em meio ao tratamento de saúde. “Apesar da gravidade e do delicado tratamento com anticoagulantes, Geovana decidiu não se afastar dos trabalhos da prefeitura e seguiu cumprindo seus compromissos em meio ao sensível quadro clínico da sua saúde”, diz a nota.

Leia também:  Fraude no INSS: cearenses relatam descontos indevidos por uma década e valores chegam a R$ 2 mil

A trombose ocorre pela formação de coágulos nas veias, que surgem com maior frequência nos membros inferiores. Os principais fatores de risco para contrair a doença estão relacionados à imobilidade prolongada.

“Pacientes internados por longos períodos ou mesmo quem se submete a grandes cirurgias e ficam impossibilitados de realizar a mobilização da musculatura da perna. Nesses casos, o bombeamento do sangue é reduzido, o que prejudica o fluxo do líquido, favorecendo a formação de coágulos”, explica o angiologista Fred Linhares, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Regional Ceará.

Um dos principais sinais relacionados à trombose dos membros inferiores é a perna inchada. Vermelhidão, calor excessivo no local, geralmente na panturrilha, e dores permanentes sem evolução de melhora após o repouso são indicativos de trombose venosa profunda. O ideal é procurar assistência médica.

Dentre as principais causas da trombose estão o sedentarismo, alimentação desequilibrada, idade avançada, excesso de peso, tabagismo, neoplasias (câncer), uso de medicações, com destaque para os métodos contraceptivos orais.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.