De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FICO

PP seguirá na base do Governo Elmano e apoiará eleição de Moses ao Senado, diz AJ Albuquerque

AJ

Mesmo diante da Federação com o União Brasil, o Progressistas (PP) no Ceará seguirá atuando pela reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) e apoiará a candidatura do deputado federal Moses Rodrigues (União) para o Senado em 2026. Foi o que declarou o presidente estadual do PP, o deputado federal AJ Albuquerque (PP), nesta quarta-feira (3).

O parlamentar destacou, ainda, que a Federação União Progressista (UPb) deve ser formalizada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro. Somente após esse processo, pondera AJ, os líderes voltarão a atenção para a composição dos diretórios estaduais. 

A representação estadual da federação será formada pelos quatro deputados federais cearenses do União Brasil — Danilo Forte, Dayany Bittencourt, Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues —, dois integrantes do PP e Capitão Wagner, presidente do União no Ceará. A composição deverá definir o novo diretório estadual do bloco partidário. 

Conforme AJ, ele e o vice-presidente estadual da sigla, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza e filho do ex-governador Gonzaga Mota, Antônio José Mota, serão os dois nomes do PP. Com isso, enfatiza o parlamentar, a ala do partido sensível à base governista deverá ter maioria nas decisões da Federação. “Se juntar os meus dois votos com a Fernanda (Pessoa) e com Moses (Rodrigues), são quatro votos contra três que nós vamos ter no diretório do União Progressistas no estado do Ceará”, salientou o deputado federal. 

DIVISÃO INTERNA

As declarações de AJ vão de encontro aos posicionamentos de Capitão Wagner (União), que tem cravado o arranjo partidário na oposição no Ceará. O ex-deputado federal é, inclusive, apontado como o presidente da Federação no Ceará de forma extra-oficial, algo que o político ainda não confirma. 

Na terça-feira (2), a executiva da UPb determinou que políticos filiados com mandatos devem deixar seus cargos no governo federal. A norma deve impactar na esfera local, mas ainda será debatida, conforme declarou Wagner.

No Ceará, o PP integra o Governo Elmano por meio do titular da Secretaria das Cidades, o deputado licenciado Zezinho Albuquerque (PP), que é pai de AJ Albuquerque. Além disso, os três parlamentares do PP na Assembleia Legislativa compõem a base governista. 

DN 

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.