De Segunda a Sexta – 06h às 07h

política

Pesquisas apontam desvantagem de candidatos de Lula no segundo turno

ef2539344fb501c9714b7e2dd03a5078

A uma semana do segundo turno, pesquisas eleitorais indicam uma disputa acirrada entre candidatos apoiados pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), além de uma desvantagem do petista em relação ao seu adversário.

Levantamento do Metrópoles em 13 cidades aponta que quatro delas tem candidatos de Bolsonaro como favoritos. Outras quatro apresentam empate, e apenas duas são lideradas por postulantes endossados por Lula. A reportagem considerou municípios onde haverá confronto direto entre políticos apadrinhados pelos líderes.

A vantagem de Bolsonaro é destaque nas disputas por capitais. Em São Paulo, a preferência dos eleitores aparenta estar com Ricardo Nunes (MDB), com 51% das intenções de voto, e 33% para Guilherme Boulos (PSol), segundo a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (17/10).

Em Natal, Paulinho Freire (União Brasil) lidera com 50,9% das intenções de voto, contra 38,9% de Natália Bonavides (PT), de acordo com o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na sexta-feira (18/10). Nesta semana, Lula foi até a capital para reforçar a campanha da candidata petista.

Em Porto Alegre, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) aparece com ampla vantagem sobre a deputada federal Maria do Rosário (PT). Melo tem 52%, contra 30% da petista, segundo pesquisa Quaest divulgada na quinta.

Leia também:  Senado pode votar nesta quarta a legalização de cassinos e jogo do bicho

Já em Cuiabá e Fortaleza o cenário é mais incerto. A Quaest, divulgada na quarta-feira (16/10), demonstra empate técnico entre Abílio Brunini (PL), com 44%, e Lúdio Cabral (PT), que fica 41% das intenções de voto, na capital mato-grossense.

Fortaleza também registra empate, dessa vez, entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), ambos com 43%. Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada na sexta.

Já em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que recebeu o endosso de Lula, é apontado como favorito pela Quaest, com 46% das intenções de voto, contra 37% de Bruno Engler (PL), apoiado por Bolsonaro.

A disputa em Belém também é liderada por um candidato apoiado por Lula. Igor Normando (MDB) tem 60% das intenções de voto, contra 35% do Delegado Éder Mauro, segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data.

Nápolis, em Goiás, é uma das cidades onde haverá confronto direto entre candidatos do PT e PL. Levantamento do instituto Opção Pesquisas aponta uma preferência dos eleitores pelo candidato de Bolsonaro, Márcio Corrêa (PL), com 60,2% dos votos, contra Antônio Gomide (PT), que somou 39,8%. A pesquisa foi divulgada na última quarta-feira (16/10).

Leia também:  Roberto Carlos descobre "rombo" de mais de R$ 100 milhões em suas empresas, afirma colunista

Em Diadema (SP), berço político do PT, um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado na segunda-feira (14/10), aponta empate técnico entre Taka Yamauchi (MDB), que tem a candidatura endossada pelo ex-presidente, está à frente na disputa, com 45,6% das intenções de voto e Filippi (PT), com 43,4%.

O cenário também está empatado em Camaçari (BA). O presidente Lula foi ao município, na última quinta-feira, para tentar impulsionar a candidatura do petista Luiz Caetano, que disputa o segundo turno contra Flávio Matos (União Brasil).

Segundo a Real Time Big Data, divulgada na quarta, os dois marcaram 47% das intenções de voto. No primeiro turno, a disputa acabou com o petista à frente, com uma diferença de pouco mais de 500 votos.

Não foram encontradas pesquisas em Santarém, Pelotas e Mauá, onde candidatos dos dois líderes concorrerão no segundo turno. A segunda rodada das eleições está marcada para o próximo domingo (27/10).

Metrópoles

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress