A peruana Catalina Marsano foi consagrada a miss universo trans 2024. A jovem de 28 anos recebeu a coroa no sábado (24), após disputar o título com 22 representantes de outros países. A final do concurso foi realizado em Pattaya, cidade conhecida por suas belas praias, localizada na Tailândia. Em segundo lugar ficou Saruda Panyakham, representante da Tailândia. A terceira posição foi ocupada por Nguyen Turong San, do Vietnã.
Além de ter sido consagrada como a miss universo trans em sua 18ª edição, a peruana ficará com o posto de embaixadora da “Royal Charity AIDS Foundation of Thailand”, uma fundação tailandesa voltada ao combate à Aids.
As 22 candidatas ao miss trans passaram por etapas preliminares e agenda do concurso. As representantes dos países tiveram que desfilar em traje de gala e traje típico. As finalistas também tiveram que responder às perguntas do júri no palco no momento da cerimônia.
Já a modelo paulista Jessy Lira, representante do Brasil, ficou entre as 12 mais votadas do concurso e voltou a classificar o país no grupo depois de dois anos.
A final do concurso, que foi exibida ao vivo em TV local e pelo canal do YouTube para todo o mundo, gerou expectativa em todas as participantes. Ao ser anunciada a vencedora da disputa, a holandesa Solange Dekker, ganhadora do concurso em 2023, passou a coroa para Catalina.
Extra