A disputa para saber quem é o melhor jogador de futebol do mundo, quase sempre, ficou entre Pelé ou Maradona. Pelo menos para a maioria dos fãs do esporte. No entanto, para Pep Guardiola, a escolha passa longe desse embate, mas continua sendo um atleta do futebol sul-americano.
Durante uma participação no programa “Che Tiempo Che Fa”, o técnico do Manchester City e que também já passou pelo Barcelona, disse que o melhor jogador de futebol da história é o argentino Lionel Messi. Vale lembrar que Pep Guardiola treinou o craque argentino durante quatro temporadas no Barça.
Ao responder que Messi seria o melhor jogador de futebol do mundo, Guardiola disse que mesmo temendo estar desrespeitando a história de Pelé e de Maradona, não conseguiria dar outra resposta por acompanhar a consistência de Messi em sua carreira.
— Vi aquele menino treinar todos os dias e jogar todas as partidas. Ele é único — disse Guardiola.
O apreço de Guardiola por Messi é tanto que ele já defendeu em outras ocasiões que ele deveria ganhar o prêmio de melhor do mundo todos os anos. Além disso, Pep já brincou que deveriam existir duas categorias na premiação.
— Já disse outras vezes que a Bola de Ouro deveria ter duas categorias. Uma para Messi e outra para os outros jogadores. Nesse caso, Haaland deveria ganhar a segunda. Ganhamos a Treble [Champions League, Premier League e Copa da Liga Inglesa] e e ele marcou um milhão de gols. A pior temporada de Messi é a melhor para o resto dos jogadores. Ambos merecem — explicou Pep Guardiola.