De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Papa Francisco tem ‘dificuldades respiratórias’ e pede para assessor ler discurso

ap

Com bronquite, o papa Francisco, de 88 anos, não conseguiu finalizar o discurso na Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, neste domingo (9). Ele justificou a interrupção e pediu a um assessor para concluir a leitura. 

Depois, contudo, o papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, quando rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.

Estado de saúde do papa

O pontífice argentino, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, levando-o a adiar passeios ou descansar durante alguns dias por causa de dores no joelho e no quadril. El também passou por uma operação abdominal.

Francisco, que teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, foi hospitalizado por três noites em 2023 com bronquite, e se recuperou com antibióticos.

Agenda adaptada 

Na última quinta-feira (6), o papa realizou reuniões em sua casa no Vaticano devido à bronquite. 

Na manhã de quarta-feira, o líder da Igreja Católica já havia pedido a um assistente que lesse seu catecismo em sua audiência semanal porque ele estava com um “resfriado forte” que dificultava sua “fala”.

“Ele o lerá melhor do que eu”, brincou Francisco. Ele também pareceu um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus de domingo.

“Devido à bronquite que ele vem sofrendo nos últimos dias, e para continuar sua atividade, na sexta-feira 7 e no sábado 8 de fevereiro, as audiências do papa Francisco serão realizadas na Casa Santa Marta”, disse o Vaticano em um comunicado.

A Casa Santa Marta é uma residência para hóspedes onde o papa vive em quartos modestos.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.