Neste sábado (02), o município de Pacoti receberá a exposição do “Bode Ioiô” no Museu de História Natural localizado na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Conhecer a história, biologia desse animal exótico e mergulhar em um mundo de curiosidades em educação ambiental, é o objetivo principal da exposição.
Em 1915, chegava à Fortaleza, junto de retirantes que fugiam da seca, uma das figuras mais populares e interessantes da capital cearense, o bode Ioiô, mascote que ficou conhecido pelo seu carisma e cujo nome refere-se ao trajeto que fazia diariamente entre a Praia de Iracema e a Praça do Ferreira, principal ponto de encontro de poetas, artistas e músicos.
O bode Ioiô era tão popular que, em 1922, foi eleito vereador com expressiva votação do povo fortalezense, cujo gesto era uma forma de protestar contra a política local à época.
O bode Ioiô morreu em 1931, uns acreditam que de velhice e outros que de cirrose pelas cachaças que tomava. Foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará em 1935.
Programa do Rochinha



