De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

INSS

Oposição cerca o Governo Federal e protocola pedido de CPMI para investigar desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas

AI

A oposição, que ganhou a briga da comunicação contra o Governo Federal na narrativa sobre o maior escândalo da história da previdência social brasileira, deu mais um nó no Palácio do Planalto ao protocolar, nesta segunda-feira (12), o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o roubo de dinheiro de aposentados e pensionistas.

O requerimento foi protocolado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

A oposição quer saber porque o Governo Federal foi omisso na adoção de medidas para barrar os descontos indevidos nos benefícios previdenciários.

Ao longo de quatro anos (2019-2024) foram desviados, pelo menos, R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.

O presidente Lula atribui à origem do escândalo ao Governo Bolsonaro, mas oposicionistas apontam a omissão da atual gestão que ignorou denúncias e alertas sobre as fraudes nos benefícios previdenciários. O INSS liberou o desconto para entidades sindicais e associativas sem autorização dos aposentados e pensionistas.

O pedido de CPI Mista recebeu, pelo menos, 182 assinaturas, de acordo com a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT). No Senado, a senadora Damares Alves anunciou ter conseguido 29 assinaturas, número suficiente para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Os articuladores políticos do Governo Federal tentam derrubar assinaturas para inviabilizar o avanço dos pedidos de CPI, argumentam que esse tipo de investigação servirá apenas para palanque eleitoral e defendem que as investigações devem ser feitas pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Ceará Agora

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.