De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FREQUÊNCIA

Novo estudo diz quantas vezes a pessoa tem que fazer sexo para melhorar a saúde mental

as

Estudos apontam que o sexo pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e emocional, entre eles, por exemplo, a liberação da ocitocina, chamada de “hormônio do amor”, fundamental para a sensação de bem-estar e felicidade. Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Shenzhen e Shantou, na China, sugere que fazer sexo uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de depressão.

Os pesquisadores analisaram um grupo de 15.794 estadunidenses com idades entre 20 e 59 anos. Eles cruzaram informações sobre a frequência sexual autorrelatada e a probabilidade de depressão. Os resultados mostraram que aqueles que faziam sexo entre uma e duas vezes por semana apresentavam maiores efeitos protetores sobre o bem-estar psicológico e menor risco de sofrer com o transtorno.

Embora já se saiba que a atividade sexual pode ser benéfica em diversos aspectos, os efeitos sobre a saúde psicológica ainda são pouco estudados. Entretanto, os autores, revelaram que a frequência ideal pode variar de acordo com cada pessoa.

Além da ocitocina, a relação ainda pode liberar dopamina e serotonina, além de endocanabinoides, substâncias cruciais para a regulação do humor.

Também há evidências robustas de que o engajamento social e a construção de vínculos afetivos sólidos favorecem a saúde física e mental. Os especialistas, embora revelem o número de uma a duas vezes por semana, afirmam que não há uma frequência mínima de relações sexuais estabelecida para promover saúde física e emocional, mas há evidências de que maior frequência está correlacionada a melhores desfechos de saúde mental e bem-estar.

Outro fator importante, que o estudo não levou em conta e não mediu, foi a qualidade do relacionamento, que é algo muito importante no bem-estar (físico e emocional) das pessoas.

Ceará Agora

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.