De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

MPCE lança formulário para mapear órfãos da Covid-19 no Ceará

MPCE-lanca-formulario-para-mapear-orfaos-da-Covid-19-no-Ceara.RedeANC

Através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) iniciou nesta quinta-feira (7) um levantamento para identificar crianças e adolescentes que perderam seus pais ou responsáveis devido à Covid-19 no Ceará. A iniciativa visa a criação de políticas públicas e ações institucionais para amparar esse grupo vulnerável.

Para coletar os dados necessários, o MPCE disponibilizou em seu site um formulário eletrônico que pode ser preenchido tanto pelo público em geral quanto por profissionais que atuam na proteção de menores. A participação da sociedade é crucial para garantir que o levantamento alcance o maior número possível de casos e, assim, contribua para a implementação de medidas efetivas de apoio.

No Brasil, estima-se que mais de 190 mil crianças e adolescentes tenham perdido pai, mãe ou ambos para a Covid-19, sendo que aproximadamente 25,5% dessas vítimas tinham menos de um ano de idade quando ficaram órfãs, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). No Ceará, a Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 (Aoca) estima que entre 8 mil e 10 mil jovens foram afetados, mas acredita-se que esses números estejam subnotificados devido à falta de levantamentos oficiais em muitos municípios.

A iniciativa do MPCE em parceria com a Aoca também busca pressionar a criação de políticas públicas que abordem questões de saúde, proteção, educação e assistência social para essas crianças e adolescentes. Com os dados coletados, o Ministério Público poderá adotar medidas administrativas e judiciais para garantir os direitos desse público, previstos por lei.

A articulação envolve, além do Caopij, a Procuradoria Geral de Justiça, os Centros de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e da Cidadania (Caocidadania), além da Ouvidoria-geral do MP. Importante destacar que as informações coletadas pelo formulário estão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando o sigilo e a privacidade dos participantes.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.