Nesta sexta-feira, 10 de novembro, o Ministério Público do Ceará (MP-CE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), emitiu uma nota orientativa direcionada aos veículos de comunicação, solicitando que evitem o uso dos termos Cearamor, TUF e JGT para se referir às Torcidas Organizadas Ceará (TOC), Torcida Força da Galera (TFG) e Irmandade Tricolor (IR), respectivamente.
A recomendação do MP-CE é fundamentada em uma Ação Civil Pública, resultando na extinção judicial das torcidas organizadas Cearamor, TUF e JGT. Em decorrência dessa decisão, surgiram as Torcidas Organizadas do Ceará (TOC), Força da Galera (TFG) e Irmandade Tricolor (IR) como substitutas legais das anteriores. O órgão esclareceu que essas novas agremiações possuem diretorias distintas das anteriores, assim como uma nova personalidade jurídica reconhecida pela Lei Geral do Esporte.
O MP-CE ressaltou a importância do desestímulo ao uso dos antigos nomes das torcidas organizadas extintas, tanto para cumprir a decisão judicial quanto para permitir que a TOC, a TFG e a IR atendam às suas obrigações estatutárias. A mudança visa, portanto, a adequação legal e o cumprimento das determinações legais referentes à extinção das antigas torcidas organizadas.
A imprensa foi instada a adotar as novas nomenclaturas em seus meios de comunicação, colaborando assim com a efetivação da decisão judicial e reconhecendo as transformações legais e estruturais ocorridas nas torcidas organizadas em questão.