A Rede Salesiana de ensino abrange um contexto nacional na aplicação da metodologia católica com foco nas práticas educativo – pastorais, e conforme uma catequista salesiana, a unidade educacional localizada em Baturité, denominada de Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, se encontra atualmente com problemas financeiros, tanto com bolsistas, quanto pelo alto índice de inadimplência.
De acordo com a catequista, que também é participante do movimento contra o fechamento do colégio, a escola só funciona com o ensino Infantil e Fundamental e por conta da diminuição do número de alunos ocorreu a exclusão do ensino Médio. E segundo as irmãs que coordenam a unidade de ensino foi informado que se permanecer nesta situação não será possível continuar com as atividades.
“E a escola salesiana formou a maioria do povo de Baturité e das outras cidades do Maciço, então nestes 91 anos, quando chega essa realidade de fechamento da escola, realmente é uma realidade muito dura, nós estamos sentindo muito, sobretudo as irmãs, e os ex – alunos, colaboradores, por isso que estamos realizando toda essa mobilização”, ressalta a ativista.
A catequista esclarece que uma corrente de ex – alunos, professores, e a própria comunidade da localidade se pontuaram em conversar com os poderes públicos, municipal, estadual, assim também com o governador do estado Elmano de Freitas que é ex – aluno salesiano.
“A gente também junto com a comunidade, com os demais ex – alunos, com os alunos, familiares, tem se mobilizado para buscar ideias, formas de como ajudar a escola, para a escola não fechar, a gente já tem feito ações, reuniões, como mobilização, teve um pelotão no 7 de Setembro, agora no dia 24 de setembro a gente vai realizar a santa missa de abraço ao colégio, tudo em prol de trazer as pessoas para perto da causa”, frisa a representante.
Outras configurações estão em estudo pelo grupo de trabalho no âmbito das ideias, conforme a catequista, no que tange a aquisição de bolsas para alunos nos municípios, no intuito de aumentar o número de estudantes, além de um fundo de auxílio financeiro. Uma outra proposta que está se apresentando para o grupo gestor é o aluguel dos espaços da estrutura do recinto para instituições de ensino maiores, como universidades, cursos técnicos.
O colégio possui um formato pedagógico alinhado às modernas e atualizadas metodologias pedagógicas onde inclui robótica e a utilização de lousa digital com salas climatizadas com ar condicionado. Além disso, a estrutura física compreende capelas, casa das irmãs, salas de aula, dormitórios, quadras, jardins e auditórios.

Diário do Vale do Ceará