De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

PROFESSOR

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia lançamento da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB)

AC

Oministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) terá início em outubro, mês em que se celebra o Dia do Professor.

A iniciativa foi possível após a aprovação, em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento com validade em todo o território nacional. O texto agora aguarda sanção presidencial, prevista para 15 de outubro.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma médicos, advogados e todos os outros profissionais do país”, afirmou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais.

Benefícios da CNDB

Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a carteira dará direito a descontos em atividades culturais, como cinema, teatro e shows. Camilo Santana também adiantou que cada docente terá acesso a um cartão de crédito sem anuidade, oferecido pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.

Além disso, uma parceria firmada entre o MEC e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) garantirá aos professores desconto exclusivo de 15% nas tarifas de diárias de hotéis em todo o país. O ministro destacou que outras vantagens serão anunciadas no mês de outubro.

Como solicitar a carteira

A Carteira Nacional de Docente será destinada a professores da educação pública e privada, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Para solicitar o documento, o interessado deve realizar cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando login Gov.br com CPF e senha.

As informações fornecidas serão cruzadas com bancos de dados do governo federal, como a Receita Federal e o Censo Escolar. Durante o cadastro, será necessário indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação de atuação.

Segundo o projeto aprovado no Congresso, caberá a estados, Distrito Federal e municípios fornecer os dados necessários para manter a base de informações sempre atualizada.

Valorização do magistério

A criação da CNDB integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne medidas voltadas à valorização e qualificação do magistério da educação básica, além de ações de incentivo à carreira docente.

Agência Brasil

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.