De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

justiça

Ministério Público do Ceará convoca prefeito de Limoeiro do Norte para nova audiência

Snapinsta.app_176623756_510854266959439_2336924812244909875_n_1080

O prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria de Oliveira Lucena (PT), foi convocado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) para participar de uma audiência sobre a ausência dele no exercício das funções no município. O documento assinado pelo Promotor de Justiça Felipe Carvalho de Aguiar foi emitido nesta quarta-feira (9).

Em março deste ano, foram feitas denúncias de que ele estaria ausente de suas funções desde 2022. Ele chegou a ser convocado para falar sobre o assunto no dia 8 de agosto, mas faltou afirmando que estava em hemodiálise.

Conforme documento de nova convocação do MPCE, José Maria deve comparecer presencialmente no dia 4 de setembro de 2023, uma segunda-feira, às 14 horas, para “prestar esclarecimentos acerca da sua ausência do Município e exercício de suas funções”. 

Caso não apareça, ele pode ser conduzido de forma coercitiva por agentes policiais civis ou miliares. A medida está prevista no Art.330 do Código Penal Brasileiro. 

O médico nefrologista que acompanha o prefeito informou que José Maria, 78 anos, é portador de “doença renal crônica estágio 5 em hemodiálise”. Em documento enviado ao MPCE, o médico detalho que o prefeito “realiza hemodiálise nessa clínica às terças, quintas e sábados semanalmente”.

Além disso, acrescentou que não há perspectiva de alta e que ele precisa manter o tratamento. Considerando o estado de saúde dele, os advogados de José Maria pediram o reagendamento da audiência para uma segunda-feira

Em março, vereadores de Limoeiro do Norte que integram a oposição a Lucena apresentaram denúncia ao MPCE alegando que o prefeito estaria se ausentando do município “com frequência e por longos períodos” por causa do seu quadro de saúde. 

A ausência, no entanto, estaria ocorrendo sem autorização do Legislativo. De acordo com a Lei Orgânica, o afastamento do gestor municipal por mais de 15 dias precisa ser autorizado, por meio de licença, pelos vereadores. 

Conforme o colunista Inácio Aguiar noticiou, o documento do Ministério Público descreve que a Prefeitura estaria sendo “gerida por assessores e pessoas próximas” em “face das condições de saúde” do prefeito José Maria Lucena, de 77 anos. 

Diário do Nordeste

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.