A Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, da zona rural de Ipueiras, no interior do Ceará, conquistou a categoria “Ensino Médio” do ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, honraria do Governo Federal que reconhece iniciativas voltadas para a promoção de avanços na educação básica. A premiação será entregue nesta segunda-feira (11), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Em sua primeira edição, a distinção do Ministério da Educação dá destaque à unidade agrícola cearense, que foi criada em 2017 e funciona no formato “internato”. A escola tem como base a “Pedagogia da Alternância”, método que visa a interação entre o estudante do campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar, conforme o MEC.
Em 2023, a EFA alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5 — a nota máxima é 10. Com o resultado, considerando todas as escolas públicas, a unidade cearense foi a melhor estadual do País, já que a nota está abaixo apenas da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que é federal.
Na cerimônia de entrega, a Escola Família Agrícola será representada pela diretora Lucélia Galvino e o coordenador pedagógico Cassiano Oliveira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comandarão a solenidade.
DN