De Segunda a Sexta – 06h às 07h

PAU A PAU

Lula empataria com Bolsonaro em 2026, mas não faria sucessor, diz pesquisa

ALULA

O presidente Lula (PT) enfrenta cenários desafiadores em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, conforme aponta levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (13). A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, analisou três cenários distintos contra nomes ligados ao bolsonarismo, relata a Veja.

No primeiro cenário, Lula aparece atrás de Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro lidera com 45,7% das intenções de voto, enquanto Lula registra 42,2%. A diferença é considerada empate técnico, dado a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Outros 8,3% afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato, enquanto 3,8% não souberam ou não responderam.

Quando o adversário é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula lidera com 43,4% das intenções de voto, contra 40,6% do ex-ministro de Bolsonaro. A disputa também configura empate técnico. Nesse cenário, 11,9% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 4,1% não souberam ou não opinaram.

Leia também:  Chove em cerca de 100 municípios do Ceará em 24 horas e deve continuar até quarta (15)

No terceiro cenário, Lula enfrentaria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O presidente aparece com 43,1% das intenções de voto, enquanto Michelle soma 42,2%. Outros 10,7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 2.018 eleitores entre 7 e 10 de janeiro. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Brasil247

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress