De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

ESCAPOU

Justiça absolve servidor público acusado de comparar cabelo de advogada com ‘vassoura de piaçava’

ACAB

A 5ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP absolveu um servidor público de 73 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba acusado de injúria racial contra a advogada Julietta Teófilo. 

O agente público havia sido condenado a dois anos e oito meses de prisão por comparar o cabelo da profissional a uma vassoura de piaçava. Ele recorreu da decisão e foi absolvido na segunda instância.

A maioria dos magistrados entendeu que a conduta, apesar de inapropriada, não configurou o crime de injúria racial.

O voto vencedor foi o do desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, que não enxergou na conduta do servidor a intenção de ofender a advogada com base em sua cor, raça ou etnia. 

Entenda o caso

O caso ocorreu no fim de abril de 2023, durante um atendimento no balcão virtual da Justiça do Trabalho. À época, uma estagiária elogiou o cabelo da advogada. Logo em seguida, o servidor reagiu fazendo a comparação.

De imediato, a advogada acusou o agente de ter praticado uma conduta criminosa. Ela também denunciou o caso à Ouvidoria do órgão, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Ministério Público.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.