O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (26) a liberação de R$ 38 milhões para o Exército, garantindo a retomada da Operação Carro-Pipa, suspensa na segunda-feira (25) por falta de recursos. Com a medida, o fornecimento de água potável será restabelecido para 1,25 milhão de pessoas em 344 municípios afetados pela seca ou estiagem no semiárido nordestino.
Estados beneficiados
A Operação Carro-Pipa atende áreas rurais de municípios do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe e Ceará, todas com decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal. O programa é executado pelo Exército Brasileiro e tem como objetivo garantir acesso à água potável para populações em situação de vulnerabilidade.
Pagamentos garantidos
Em nota, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou o repasse de R$ 38.096.775,00 ao Exército para a realização dos pagamentos necessários à operação. “Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente”, destacou a pasta.
A ação reforça o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em priorizar o combate aos efeitos da seca no Nordeste, assegurando recursos para programas emergenciais em benefício das comunidades mais afetadas.