De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

DINHEIRO

Governo Lula lança linha de empréstimo consignado para trabalhadores CLT e MEIs

AL

O governo Lula lançou o programa que reformula o crédito consignado para trabalhadores formais da iniciativa privada. A ação pretende reduzir o superendividamento ao oferecer uma linha de crédito “mais atraente também para migrar dívidas com maior custo”. A Medida Provisória (MP) foi publicada e será assinada nesta quarta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o governo federal, o sistema entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir de 21 de março e abrange cerca de 47 milhões trabalhadores formais. O projeto tem como público-alvo os empregados domésticos e trabalhadores rurais com carteira assinada, além de MEIs. A estimativa do governo é que mais de 80 instituições financeiras estejam habilitadas para oferecer o benefício. 

A medida prevê a contratação inicial por meio da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). A regra indica que os trabalhadores que já possuem o consignado ativo podem fazer a migração para a nova linha a partir de 25 de abril de 2025. A portabilidade entre os bancos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.

Entenda como vai funcionar o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e MEIs

O governo explica que, por meio do aplicativo da CTPS Digital, o trabalhador tem a opção de requerer a proposta de crédito. Para isso, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), autoriza as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

A partir da autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco.

“O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial, observada a margem consignável de 35% do salário, o que permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas”, diz a nota do governo.

Segundo o Executivo, o Brasil tem hoje 47 milhões de trabalhadores formais, incluindo 2,2 milhões de domésticos, 4 milhões de trabalhadores rurais, além de empregados do MEI, que hoje estão excluídos da consignação privada.

Com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados. Pelo sistema, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS e 100% da multa rescisória em caso de demissão.

Novo crédito consignado privado é “seguro e rentável”, diz presidente do BB

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, destacou que o novo crédito consignado privado é “seguro e rentável”, além de respeitar as condições de risco e retorno.

“Primeiro, que antes que o mercado me pergunte, é um crédito seguro, rentável, que respeita as políticas de crédito dos bancos dentro das condições de risco e retorno de cada cliente. Porque eu sei que vai ser perguntado. Só que, mais que isso, é um crédito que inclui, que reduz desigualdade”, afirmou Tarciana.

A presidente também fez um apelo para que os trabalhadores não caiam em fake news sobre o tema, pedindo que as pessoas se informem pelos canais oficiais.

“E eu peço muito a todos os trabalhadores e trabalhadoras desse país que se receberem fake news por WhatsApp, não acreditem. Procurem os canais oficiais, olhem no site do Banco Central, procurem o site do Banco do Brasil, da Febraban, se informem”, reforçou.

Segundo Tarciana, o novo consignado aumentará a renda dos clientes porque libera parte do orçamento mensal das famílias. “Isso significa mais renda mensal, diretamente, porque quando o dinheiro sobra no bolso, é isso que significa. É percepção real de aumento de renda. Então, aqui nós temos situações em que o consignado privado para empregada doméstica vai ter redução em torno de 52% em relação à taxa de crédito que ela pegava antes. Então, são taxas muito menores, muito mais atrativas”, disse.

O que é o crédito consignado?

O crédito consignado é um empréstimo com parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor. É uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas e é uma das mais utilizadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). 

Anteriormente, Haddad havia argumentado que  a mudança no crédito consignado vai provocar uma “pequena revolução” no crédito brasileiro. “Você vai consignar no eSocial, que é algo que toda empresa hoje tem que aderir para fazer o recolhimento do que deve ao trabalhador em termos de INSS, fundo de garantia [FGTS], imposto [de renda] retido na fonte e assim por diante. Então, o eSocial se transformou num veículo que permite o crédito consignado privado”, afirmou o ministro.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.