De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

sustentabilidade

Governo do Ceará lança edital com 1.800 vagas para qualificação em energias renováveis

Governo-do-Ceara-lanca-edital-com-1.800-vagas-para-qualificacao-em-energias-renovaveis.RedeANC

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançou nesta quinta-feira (8) um edital oferecendo 1.800 vagas para cursos técnicos voltados à qualificação em energias renováveis e hidrogênio verde. A iniciativa faz parte do Projeto H-Tec e foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas durante cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O edital vem uma parceria entre o governo e instituições de ensino, busando preparar jovens para atuar no setor de energias renováveis. As inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 30 de agosto, no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Para participar, os candidatos precisam ter mais de 16 anos e ensino fundamental completo. O resultado final será divulgado em 10 de setembro.

Cada aluno selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 300, durante quatro meses, concedida pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As aulas do primeiro ciclo de formação acontecerão em seis laboratórios distribuídos nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim, com início previsto para outubro deste ano.

O Projeto H-Tec, que já formou 1.050 multiplicadores em sua primeira fase, tem como meta capacitar 12 mil técnicos e multiplicadores ao longo de quatro anos, com um investimento total de R$ 34 milhões. A expansão dos laboratórios para outros municípios cearenses, como Acaraú, Amontada e Tauá, também está prevista, priorizando áreas com maior investimento empresarial e demanda por profissionais qualificados no setor de energias renováveis.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento e inclusão social no estado. O presidente da Funcap, Raimundo Costa, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para a juventude cearense, que busca integração no mercado de trabalho emergente das energias renováveis.

O projeto H-Tec conta com o apoio de várias secretarias estaduais, universidades e institutos federais, formando uma rede de colaboração para fortalecer a qualificação profissional no Ceará.

ANC

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.