O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou, nesta segunda-feira (5), que o plano do Governo de ressarcir os aposentados e pensionistas vítimas da fraude recém-descoberta será divulgado até a próxima semana.
A declaração do gestor foi dada em entrevista. Na ocasião, ele também afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade no caso, que veio à tona após investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com o inquérito, entidades sindicais que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização e descontavam as mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. A estimativa é de que o golpe tenha lesado cerca de 4,1 milhões de beneficiários do seguro — prejuízo que pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
“Pela pressa que o presidente nos deu, creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana”, antecipou o presidente do INSS. Ele comentou também que todas as instituições estão com o desconto suspenso e que, antes de reabrir a possibilidade de novos descontos, o instituto irá adotar medidas para aumentar a segurança dos beneficiários.
DN



