De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Fruta melhora sono e colesterol se consumida diariamente

e473f57e0ed5534e67845ca3c06983f8

Os alimentos que ingerimos impactam diretamente na nossa saúde, tanto para o bem quanto para o mal. Uma nova pesquisa científica inclui uma fruta prima do abacate, o avocado, na lista dos altamente benéficos.

Segundo os pesquisadores, o consumo diário de avocado foi associado a melhor qualidade do sono, redução do colesterol e queda no risco de doenças cardíacas.

Feito por pesquisadores da Penn State University, dos Estados Unidos, o estudo avaliou a saúde de 969 voluntários que comeram um avocado por dia durante seis meses. Os resultados foram apresentados na Nutrition 2024, congresso de nutricionistas dos EUA, realizado no início do mês em Chicago.

“As análises mostram que os avocados melhoram os fatores de risco cardiovascular ao reduzir o colesterol total e o LDL-C sem afetar negativamente o peso corporal”, afirmou a médica Janhavi J. Damani, uma das autoras da pesquisa, ao site de divulgação científica Healio.

Os resultados das pessoas que consumiram avocados por seis meses foram comparados com os das pessoas que limitaram a ingestão a menos de duas frutas por mês.

Os participantes tiveram indicadores de saúde cardiovascular avaliados, incluindo a qualidade do sono e da dieta, a pressão arterial, a glicemia, o IMC, a exposição à nicotina, a atividade física e os níveis de lipídios no sangue. Embora ambos grupos tenham tipo pontuações totais parecidas, os indivíduos do grupo que ingeriram avocado diariamente tiveram leves melhoras.

“A pontuação geral de saúde cardiovascular pareceu ter uma tendência de queda no período final do estudo, o que não foi observado no grupo suplementado com avocado”, afirmou a pesquisadora, sugerindo que pesquisas mais longas sejam feitas para revelar benefícios maiores.

O grupo que comia a fruta teve melhores pontuações em saúde do sono, em qualidade da dieta e em níveis de lipídios no sangue, com aproximadamente 3 pontos de diferença com o grupo controle.

A médica acrescentou que a principal lição para os profissionais de saúde “é dar mais ênfase ao aumento da qualidade da dieta por meio de mudanças benéficas no padrão alimentar geral”. O estudo foi financiado pela Hass Avocado Board, um grupo empresarial de popularização da fruta.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.