De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

calamidade

Fortes chuvas provocam arrombamento de açude, alagam casas, ruas e prédios públicos em Tauá

AT

Uma forte chuva acompanhada de raios e trovões, alagou ruas, casas e prédios públicos na cidade de Tauá, e provocou arrombamento e sangria de açudes na zona rural do município, entre a noite de ontem (14/01) e manhã de hoje (15/01).

Segundo o técnico Nário Costa, da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), situada no Bairro Colibris, a precipitação mediu 134.2mm, uma das maiores dos últimos anos. A chuva começou por volta de 20h e a intensidade prologou até por volta de meia noite, provocando alagamentos e danos em residências de vários Bairros. Ele disse que trabalha há 10 anos fazendo o monitoramento da pluviosidade na cidade e não recorda ter havido uma chuva maior que a registrada nessa manhã.

Arrombamento de açude

Na zona rural do município de Tauá, as chuvas foram ainda mais fortes. O pluviômetro da Funceme mediu 180mm na localidade de Altamira, no Distrito de Carrapateiras e o açude transbordou. Já na localidade de Limão no mesmo distrito, populares informaram que a precipitação passou dos 200mm e o açude da localidade está correndo risco de arrombar. Na localidade de Carnaubinha, próxima ao Limão, o açude arrombou e a água seguiu para o açude da Fazenda Conceição. As fortes chuvas no Carrapateiras também provocaram a sangria do açude da localidade de Caiçara dos Venceslau e da barragens das localidades de Jaburu e Poço da Onça. Na localidade de Cipó, o açude recebeu grande aporte hídrico com a chuva de 150mm registrada pelos moradores. O Rio Carrapateiras apresentou a primeira enchente do ano interrompendo a passagem na estrada que liga a BR-020 à localidade de Cipó, a altura da localidade de Caiçara.

No Perímetro Irrigado Várzea do Boi, o açude Horizonte também sangrou após chuva de 180mm. Já o açude Quebrado, às margens da BR-020, também recebeu muita água.

No Distrito de Santa Teresa, a barragem da vila sangrou e o açude da localidade que estava seco, também recebeu aporte. O Rio Trici também desceu com água em direção à Barragem do Trici. Outros pequenos reservatórios também transbordaram.

As fortes chuvas banharam também outros distritos do município de Tauá.

Blog do Wilrismar

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.