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Estudo mostra benefícios de praticar pilates e yoga na menopausa

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O período que antecede a menopausa e a pós-menopausa pode trazer diversos desconfortos, como as ondas de calor, o aumento de gordura corporal e a dificuldade de emagrecimento.

Um estudo publicado no The Journal of the Menopause Society indica que o exercício físico, em especial o pilates, a yoga e o tai chi podem oferecer muitos benefícios nessa fase.

Os autores do estudo usaram quatro bases de dados eletrônicas da PubMed, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials e Web of Science para fazer a pesquisa. Todas analisadas sistematicamente desde o início até julho de 2023.

A pesquisa se baseou em 11 ensaios clínicos randomizados – com um total de 1.005 participantes – para examinar o impacto das intervenções de exercícios que focam na mente e corpo durante a perimenopausa e no pós-menopausa.

Um problema comum nas mulheres é a aceleração da reabsorção óssea nesse período, o que pode causar osteoporose. Os efeitos benéficos do exercício devem-se ao estresse do músculo esquelético, que regula a massa óssea.

O estudo destacou na sequência que a prática de yoga aumenta os níveis de melatonina, hormônio essencial na regulação do sono, e as concentrações cerebrais de Gaba (Ácido gama-aminobutírico), neurotransmissor inibitório para melhora dos padrões de sono. Na sequência, foi citado que o exercício mente-corpo aumenta o foco e melhora o humor ao mesmo tempo em que modula o estresse em transtornos emocionais.

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Metrópoles

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