A Escola de Agronomia do Ceará, atual Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), celebra neste sábado (30) aniversário de 106 anos de fundação. A instituição, criada em 30 de março de 1918, continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do Ceará e do país.
Atualmente são ofertados seis cursos de graduação: Agronomia, Economia Ecológica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Gestão de Políticas Públicas e Zootecnia e dez Programas de Pós-Graduação (Avaliação de Políticas Públicas Acadêmico, Avaliação de Políticas Públicas Profissional, Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Fitotecnia e Zootecnia).
Todos os cursos são bem avaliados, reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade do ensino, pela relevância de suas pesquisas inovadoras e por promover projetos de extensão que beneficiam a comunidade local, regional e nacional, com forte impacto na região do Semiárido Nordestino.
Histórico Escola de Agronomia
1918 – Criação e instalação da Sociedade Mantenedora da Escola de Agronomia;
1935 – Estadualização da Escola de Agronomia do Ceará;
1950 – Federalização da Escola de Agronomia do Ceará;
1954 – Integração à Universidade Federal do Ceará;
1972 – Implantação do Centro de Ciências Agrárias;