De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

Enel é multada em R$ 28 milhões por quedas de energia e demora em religações no Ceará

IMG_1846-1024x683-1

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) multou a Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, em R$ 28 milhões em razão das quedas de energia constantes e demora nas religações dos consumidores cearenses. A informação foi divulgada pelo G1-CE.

Conforme fiscalização feita pela Agência, de 2021 a 2023, as reclamações por falta de energia subiram 82,3%, saltando de 1.415 registros para 2.580.

“A Arce fez uma fiscalização. O objetivo era apurar a qualidade no fornecimento de energia elétrica pela distribuidora. O que se constatou é que houve um aumento tanto no número de interrupções, as famosas quedas de energia, como também na demora nas religações, no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Só em 2023 foram quase 90 mil consumidores no Estado do Ceará que ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica”, explicou João Gabriel Rocha, presidente da Arce.

A Agência ainda observou o tempo médio de atendimento às emergências. Ficou constatado que esse tempo era de aproximadamente 10 horas, o que chamou a atenção do órgão. Além disso, algumas subestações e linhas de distribuição estão sobrecarregadas e as manutenções preventivas previstas pela Enel não foram realizadas totalmente.

Leia também:  Deputado federal Júnior Mano elege 40 prefeitos no Ceará

A Enel, por sua vez, afirmou o tempo médio de atendimento foi reduzido em cerca de 60% entre março e julho deste ano. “A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente”.

A ouvidoria, de acordo com a Arce, de janeiro a julho deste ano, recebeu mais reclamações contra a Enel do que em todo o período de 2023, que contabilizou 2.658 registros.

“Essas reclamações se dão em várias frentes, em vários aspectos, e em relação a vários indicadores: atendimento, faturamento, atendimento a emergências, geração distribuída e ligações com obras. São vários pontos de atuação da distribuidora que têm gerado insatisfação por parte dos usuários”, comentou o presidente da Arce.

A multa já foi aplicada, mas a Enel apresentou recurso, que será analisado pela Arce. Caso a multa seja mantida, a empresa pode recorrer para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Se esta manter a autuação, a distribuidora é obrigada a recolher a multa.

Repórter Ceará

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress