De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

fenômeno

Eclipse anular do sol será visto no Ceará em outubro

eclipse-solar-2048x1451

Um espetáculo astronômico irá iluminar o céu do Ceará no dia 14 de outubro de 2023. Trata-se de um eclipse anular do sol, que ocorre quando a Lua nova se posiciona entre a Terra e o Sol, formando um anel de luz ao redor do astro. Esse fenômeno é raro e depende da inclinação da órbita da Lua.

O último eclipse solar visível no Ceará foi em 2017, mas ele foi parcial, ou seja, apenas uma parte do Sol foi encoberta pela Lua. O eclipse anular de outubro será diferente, pois a Lua ficará totalmente alinhada com o Sol, criando um efeito visual impressionante. Para ver esse anel de luz, é preciso estar na zona de máxima anularidade, que passará pela região do Cariri cearense.

O professor de Astronomia, Ednardo Rodrigues, explica que o termo “anel de fogo” é incorreto, pois o Sol não é feito de fogo. “O Sol é uma estrela que produz energia por fusão nuclear. Para ter fogo, é necessário oxigênio, que é escasso no Sol”, afirma. Por isso, o mais adequado é chamar o fenômeno de “anel de luz”.

As cidades que terão a melhor vista do eclipse anular no Ceará são: Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Santana do Cariri, Farias Brito, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales e Tarrafas. Outras localidades próximas também poderão observar o fenômeno, mas com menor intensidade. No restante do estado, o eclipse será parcial e não será possível ver o anel de luz.

Mais FM

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.