De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Dieta e exercícios revertem predisposição à diabetes 2, diz estudo

dçlçlsadçlsad

A genética tem um peso importante no desenvolvimento de certas #doenças. Mas o estilo de vida pode contribuir para a prevenção delas, como mostra uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, em 18 de junho.

A #pesquisa feita na Universidade da Finlândia Oriental mostra evidências de que mesmo as pessoas com alto risco genético para desenvolver diabetes tipo 2 podem evitar a doença com uma dieta equilibrada aliada à prática regular de exercícios físicos.

“Essas descobertas encorajam todos a fazer mudanças no estilo de vida que promovam a saúde. Além disso, elas demonstram a eficácia da orientação de estilo de vida em grupo e na internet, o que economiza recursos de saúde”, afirmou a nutricionista clínica Maria Lankinen, autora do estudo, em comunicado à imprensa.

Um experimento de três anos foi realizado na Finlândia com 589 homens com idades entre 50 e 75 anos, para entender o papel que os genes e o ambiente podem desempenhar no diagnóstico da #diabetes tipo 2.

Todos os voluntários participaram de sessões em grupo no início do estudo para aprenderem sobre a importância de seguir uma #dieta saudável e praticar atividades físicas.

Aproximadamente metade dos voluntários tinha alto risco genético para diabetes tipo 2, os demais tinham baixo risco genético. Além deles, um grupo de 345 homens foi incluído no estudo, mas sem passar pela intervenção proposta, apenas para comparação de dados.

Ao final dos três anos de experimento, os homens com alto risco genético para diabetes que fizeram mudanças no estilo de vida tiveram 6% menos probabilidade de desenvolver a doença em comparação com aqueles do grupo controle com o mesmo grau de predisposição.

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress