De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3 Ao Vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Decoração de Natal pode esconder riscos à saúde

GettyImages-1450616696

Dezembro chegou e as cidades começaram a se iluminar para esperar o Natal. É tempo de tirar os enfeites do armário para decorar a casa com a temática natalina. Mas é preciso cuidado, pois árvores, guirlandas e demais badulaques podem esconder perigos à saúde.

Tudo o que é guardado em ambientes abafados, sem sol ou ventilação, tende a acumular organismos que acabam se proliferando, como mofo e ácaros.

Ao ter contato com os objetos guardados, as pessoas podem começar a espirrar, lacrimejar e tossir – sinais claros de alergias. Algumas sentem uma coceira na garganta ou até mesmo desenvolvem uma crise de asma.

“O contato com ácaros e mofo pode ser um gatilho para rinite alérgica ou outros tipos de alergias. Tudo isso pode evoluir para quadros mais sérios, caso a imunidade esteja comprometida”, explica o otorrinolaringologista José Stênio Ponte, da clínica OtorrinoDF e membro associado da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia Clínica (SBOC).

De acordo com o médico, quando o ácaro entra pelo nariz, ele desencadeia uma reação inflamatória, levando à sensibilização de toda a via aérea unificada (nariz, traqueia e pulmão). “Ou seja, uma rinite pode virar uma bronquite, uma crise de asma ou evoluir para uma pneumonia em pacientes imunodeficientes”, afirma.

Leia também:  Beber café da garrafa térmica depois de uma hora armazenado pode prejudicar a saúde

Dependendo de como foram guardados, os adornos natalinos podem conter mofo, que são formações compostas por vários tipos de fungos. O mofo pode provocar alergias e asma e, nos casos mais graves, a pessoa pode apresentar como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica.

Os pais devem ficar atentos quando as crianças começam a se coçar, apresentam vermelhidão da pele, espirram, coçam o nariz e a garganta.

Para evitar o contato próximo com ácaros, as pessoas devem:

  • Abrir as caixas em ambientes arejados e abertos;
  • Deixar os objetos ao ar livre por um tempo antes de montar a decoração;
  • Evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz enquanto manipula a decoração;
  • Limpar os adornos com um pano úmido;
  • Pessoas conhecidamente alérgicas podem contar com a ajuda de terceiros para limpar a decoração;
  • Quando não for possível, elas podem tomar um antialérgico antes de começar a decoração.

“Todas essas dicas são de importância nesse momento do ano em que a gente vai ter contato com árvore de Natal, com enfeites, e isso tudo pode ajudar”, considera o otorrinolaringologista.

Leia também:  Pesquisa questiona os famosos benefícios da taça de vinho diária

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress