De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

pesquisa

Cutucar o nariz pode aumentar as chances de ter Covid, diz pesquisa

Nariz-vidro-dedo-tocar-600x400

Alguns hábitos que temos podem parecer completamente corriqueiros e seguros, mas acabar aumentando a chance de ter algumas doenças. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a comunidade científica reforçou a importância de higienizar as mãos para evitar a entrada do coronavírus no organismo quando levamos os dedos aos olhos, boca ou nariz.

Médicos e analistas de dados da Universidade de Amsterdam, na Holanda, descobriram que o hábito de cutucar o nariz, por exemplo, aumentou o risco de ter Covid-19 na primeira onda da doença.

A pesquisa foi publicada nessa quarta-feira (2/8) na revista científica Plos One. Foram analisados os históricos de saúde de 219 profissionais de saúde que trabalham em dois hospitais universitários da Holanda, observando quantos deles tiveram Covid-19 durante a primeira fase da pandemia. O levantamento mostrou que 15% dos participantes foram infectados com o coronavírus na época analisada.

Entre os que admitiram ter o hábito de cutucar o nariz (coçar ou tocar, não necessariamente enfiar o dedo na narina), inclusive acidentalmente, 17,3% teve Covid-19. Em quem não tem o hábito, a porcentagem de infectados foi de 5,9%.

Os que disseram mexer frequentemente no nariz, 80% dos entrevistados, eram em geral mais jovens (44 anos, em média) do que os que não admitiram ter o costume (53 anos).

Os outros hábitos investigados — roer as unhas (33% dos entrevistados), ter barba (35% dos homens) e usar óculos (72%) — não foram associados a um aumento da incidência da Covid-19.

Os cientistas que participaram da pesquisa alertam para a necessidade de criar protocolos para educar profissionais da saúde a não tocar os narizes, especialmente durante o trabalho.

Metrópoles

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.