De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

UNIÃO

Cúpula do PSDB avaliza fusão com o Podemos e tenta estancar declínio; no Ceará, lideranças das duas siglas estão em lados opostos

AP

Os dirigentes nacionais do PSDB aprovaram, nesta terça-feira (29), a fusão com o Podemos e tentam, assim, barrar o declínio que estava levando ao esvaziamento do ninho tucano. Com a decisão, a cúpula nacional do PSDB avançará nas negociações com o Podemos para oficializar, no dia 5 de junho, a união das duas legendas.

A fusão dará origem a uma nova legenda, sem denominação ainda definida, mas, em princípio, chamada de ‘PSDB+ Podemos’. A junção das duas siglas pode desestimular a saída de atuais lideranças estaduais que buscavam um novo caminho de sobrevivência política.

TAMANHO DA NOVA SIGLA

Há poucos dias, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, trocou o PSDB pelo PSD. O mesmo rumo estava sendo desenhado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O novo partido, que surge da fusão entre PSDB e Podemos, terá uma bancada de 28 deputados federais, 7 senadores, 401 prefeitos, três governadores e um fundo eleitoral estimado em R$ 386 milhões.

IMPACTO NO CEARÁ

A fusão do PSDB com o Podemos terá impacto no Ceará. O PSDB tem o comando do ex-senador Tasso Jereissati, embora o presidente da executiva regional seja ocupada pelo prefeito de Massapê, Ozires Pontes. Já o Podemos é liderado pelo ex-prefeito de Aracati, Bismarck Maia. O

Os dois partidos têm linhas políticas distintas no Ceará: o PSDB é oposição aos Governos Estadual, Municipal e Federal, enquanto o Podemos é aliado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) e à administração do Governador Elmano de Freitas (PT). O filho de Bismarck, deputado federal Eduardo Bismarck, é filiado ao PDT, mas comanda a Secretaria Estadual de Turismo.

FUTURO DO ‘PSDB+PODEMOS’ NO CEARÁ

Ao longo dos próximos dias, as lideranças nacionais do PSDB e Podemos irão definir os nomes que ficarão à frente dos diretórios estaduais da nova legenda.

O movimento PSDB-Podemos acontece simultânea a outra mudança partidária, com impacto na agenda política do Ceará: a formação da federação União Progressista, uma junção do União Brasil com o PP.

O ex-senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Aracati, Bismarck Maia, mantém um bom diálogo, já estiveram no mesmo palanque, mas agora terão que definir se a nova sigla seguirá o caminho da oposição ao estará aliado ao Governo Elmano.

Ceará Agora

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.