O Cruzeiro, enfim, venceu e encerrou um incômodo jejum no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (14), o time celeste bateu o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada, no jogo de estreia do técnico Zé Ricardo, que substituiu o demitido Pepa.
O triunfo deu fim a uma sequência de oito jogos sem vitórias cruzeirenses. Matheus Jussa, Bruno Rodrigues e Nikão marcaram os gols do Cruzeiro na Baixada Santista.
A última vitória celeste havia acontecido em 8 de julho, quando o Cruzeiro bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, na 14ª rodada do Brasileirão.
O próximo compromisso do Cruzeiro está marcado para o dia 20 de setembro (quarta-feira), contra o Fluminense, no Maracanã.
Já o Santos visita o Bahia na próxima segunda-feira (18), na Arena Fonte Nova.
Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo acompanhou o jogo em um dos camarotes da casa do Peixe.
O ex-camisa 9, que viu de perto a estreia de Zé Ricardo no comando técnico da equipe azul, não estava sozinho. Ele tinha a companhia de Pedro Mesquita, articulador da venda do clube ao Fenômeno, Gabriel Lima, CEO cruzeirense, Victor Rios, diretor de comunicação celeste, e outros.
Pela primeira vez nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu duas vezes o mesmo adversário. Tanto no turno (2 a 1, no Independência) quanto no returno (1 a 0, na Vila Belmiro) o time celeste bateu o Peixe.
Uma faixa na torcida do Santos chamou a atenção: “Sai Zica”. Apesar do desejo santista, a zica acabou mesmo para o Cruzeiro. O time celeste voltou a vencer após mais de dois meses.
A última vitória celeste havia acontecido em 8 de julho, quando o Cruzeiro bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, na 14ª rodada do Brasileirão. De lá para cá eram oito jogos, com cinco empates (Athletico-PR, Coritiba, Botafogo, Corinthians e Bragantino) e três derrotas (Goiás, Palmeiras e Grêmio).
Aos 39 minutos do primeiro tempo, o volante Lucas Silva cobrou escanteio no meio da área, Matheus Jussa desvia a bola, que morre no fundo do gol de João Paulo: 0 a 1.
Aos 24 minutos do segundo tempo, Nikão deu um lindo passe e encontrou Bruno Rodrigues, que carregou a bola e conseguiu balançar as redes de João Paulo: 0 a 2.
Aos 43 minutos do segundo tempo, Nikão, que recebeu excelente passe na direita, trouxe a bola para dentro, ajeitou e mandou no ângulo do goleiro João Paulo: 0 a 3, e goleada celeste!
Santos: João Paulo; Júnior Caiçara (Gabriel Inocêncio), João Basso, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Nonato (Rincón) e Jean Lucas (Julio Furch); Lucas Braga, Stiven Mendoza (Lucas Lima) e Marcos Leonardo (Morelos). Técnico: Diego Aguirre.
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas), Lucas Silva e Mateus Vital (Nikão); Arthur Gomes (Machado), Wesley (Stênio) e Gilberto (Bruno Rodrigues). Técnico: Zé Ricardo.
Gol: Matheus Jussa (39′ do 1ºT), Bruno Rodrigues (24′ 2ºT), Nikão (43′ 2ºT).
Cartão amarelo: Junior Caiçara, João Basso, Rodrigo Fernandez (SAN) Luciano Castán, Marlon (CRU).
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: quinta-feira, 14 de setembro de 2023, às 19h (de Brasília).
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP.
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC).
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Alex dos Santos (SC).
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP).
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS).
CNN