De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3 Ao Vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

educação

Como será o 1° campus do ITA no Nordeste, em Fortaleza

itafort.png

Fortaleza será a primeira cidade do Nordeste a ganhar um campus do ITA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, referência em ensino superior público no país.

O novo campus do Instituto ficará localizado na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará. Com reformas e ampliações do espaço, a primeira turma deve ser acolhida em 2027.

A nova unidade vai contar com dois novos cursos estratégicos e muito em alta no mercado de trabalho: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

1° do Nordeste

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica.

Localizada na cidade de São José dos Campos (SP), a Instituição renomada é referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia.

Conhecida por ter um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o ITA agora expande os horizontes e levar oportunidades aos moradores da região Nordeste.

Na cerimônia de lançamento, na última sexta-feira, o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva (PT), disse que o campus vem para ajudar no combate às desigualdades no país.

Leia também:  Brasil registra três mortes ao dia de crianças e jovens por afogamento

“A vida inteira eu tive uma obsessão de terminar as desigualdades entre o Nordeste e o restante do Brasil. Eu não quero que o Nordeste tenha as coisas tiradas dos outros estados, a única coisa que eu quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que qualquer outro estados dos mais ricos desse País. E a educação é a base fundamental”, afirmou.

Quando começa

A expectativa do governo é que o vestibular para os dois cursos da nova unidade do ITA ocorra ainda em 2024.

A primeira turma deverá começar as atividades em 2025 e 2026, ainda no Campus de São Paulo.

Já em 2027, a turma terá as atividades passadas para a unidade do Ceará.

O Ministério da Educação e o Governo do Ceará assinaram um convênio para realização da primeira etapa de construção das instalações.

Na fase inicial, serão executadas obras dos alojamentos, salas de aulas e dos laboratórios necessários.

Educação de primeira

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que o campus é um avanço na educação e pesquisa do país.

Leia também:  Insegurança alimentar reduz 85% no Brasil em 2023, revela pesquisa

“Queremos que qualquer jovem saiba que pode ingressar na carreira científica ou tecnológica, é preciso cada vez mais descobrir os nossos talentos. Nossas crianças são inteligentes e são encantadoras, e é por isso que nós estamos aqui, para incentivar nessa carreira científica”, destacou.

Já Camilo Santana, ministro da Educação, lembrou que a excelência do campus será a mesma do de São Paulo.

“O ITA do Ceará terá a mesma excelência do ITA lá de São Paulo aqui no Nordeste brasileiro”, explicou.

40% dos aprovados

O ministro da Defesa, José Múcio, também esteve na cerimônia e destacou o índice de aprovação de alunos do Nordeste nos vestibulares do ITA.

“Essa escola é de todos os estados do Nordeste, por que todos se credenciaram a vir para o Ceará. Mais de 40%, 44% dos aprovados n o ITA são de alunos de escolas do Ceará e 50% desse número são de cearaneses”, disse.

Veja o vídeo de apresentação do novo campus do ITA:

Youtube tumbnail video
A cerimônia de lançamento da Pedra fundamental contou com a presença de vários ministros de Estado. Foto: Ricardo Stuckert (Presidência).

A cerimônia de lançamento da Pedra fundamental contou com a presença de vários ministros de Estado.

Com informações do site Notícia Boa

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress