De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

ÁGUA

Com 83% das obras concluídas, Cinturão das Águas vai beneficiar 5 milhões de cearenses

AC

Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma das mais relevantes obras de infraestrutura hídrica em execução no Nordeste, avança para a reta final. Com 83% das obras concluídas, o empreendimento, conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vai garantir segurança hídrica para cerca de cinco milhões de pessoas em municípios estratégicos do estado, como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Essa obra tem conexão direta com as obras do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco), pois ela é abastecida pelas águas do São Francisco e possibilita, e será um reforço para a região do Cariri no Ceará, que é extremamente carente de recurso hídrico”, afirma o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.

O empreendimento visa proporcionar uma distribuição mais homogênea da disponibilidade hídrica no Ceará, com o intuito de aumentar o suprimento de água por meio da adução de vazões recebidas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco para atendimento de demandas prioritárias por abastecimento humano, industrial e turístico, além de permitir a irrigação”, completou o titular da pasta.

Com 145 quilômetros de extensão e vazão projetada de 30 metros cúbicos por segundo, o CAC tem como objetivo ampliar a distribuição de água no estado e fortalecer a capacidade de enfrentamento aos períodos de estiagem prolongada, especialmente nas regiões mais afetadas pela escassez de recursos hídricos. O projeto é executado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH/CE), e conta com investimento total de R$ 2,08 bilhões.

A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2025. Quando finalizado, o Cinturão das Águas irá captar e distribuir águas provenientes do Projeto de Integração do Rio São Francisco, assegurando a chegada de água em quantidade e qualidade às regiões mais secas do estado. A integração com o PISF permitirá que os recursos hídricos sejam distribuídos de forma mais eficiente e segura, atendendo demandas urbanas, agrícolas e industriais.

Desenvolvimento Regional

Além de ampliar o abastecimento humano, o CAC tem potencial para impulsionar o desenvolvimento regional, viabilizando novas áreas de irrigação, fortalecendo a produção agrícola e ampliando a oferta de água para indústrias e empreendimentos turísticos. “O Cinturão das Águas é uma espinha dorsal do sistema hídrico cearense. Ele garante que a água do Velho Chico chegue aos lares, aos campos e às indústrias, promovendo dignidade, segurança e oportunidades para milhões de cearenses”, destaca o titular da SNSH.

A obra integra a carteira do Novo PAC e é considerada estratégica pelo MIDR. O empreendimento também fortalece o papel do Ceará como referência nacional na gestão integrada das águas, alinhando tecnologia, sustentabilidade e impacto social. A expectativa é de que, com o CAC em plena operação, o estado esteja ainda mais preparado para os desafios climáticos das próximas décadas.

Transposição do Rio São Francisco

O CAC é uma obra complementar ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que conta com os dois eixos, Leste e Norte, concluídos. No caso do Eixo Norte, que abastecerá o CAC, as águas saem de Cabrobó, em Pernambuco, passam por Jati, no Ceará, e chegam à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

Ceará Agora

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.