Vivendo uma sequência de oito jogos sem perder e figurando na segunda colocação da Série A, o Fortaleza foi apontado como favorito ao título do Campeonato Brasileiro em novo estudo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualizado após as partidas deste domingo, 11.
No levantamento, o Tricolor, que venceu mais uma na Arena Castelão no último sábado, 10, diante do Criciúma, emendou a 11° vitória consecutiva atuando em seus domínios e surge com 36.3% em chances de terminar na primeira colocação.
Com 21 jogos realizados – um a menos que o líder Botafogo –, o Fortaleza já soma 42 pontos no campeonato. No recorte de partidas disputadas, já é a melhor campanha do Leão do Pici na Série A de pontos corridos. Vale lembrar que, levando em consideração os pontos perdidos, o time de Vojvoda tem o melhor aproveitamento da primeira divisão.
Na briga pelo título, levando em consideração as equipes que possuem uma porcentagem superior a 5% no estudo da universidade, estão também: Botafogo (28,3%), Flamengo (15,9%), Cruzeiro (6,7%) e São Paulo (6,2%).
Além de fazer o dever de casa, o escrete vermelho-azul-e-branco também viu os outros postulantes tropeçarem. O Botafogo, atual líder da competição, foi derrotado para o Juventude, enquanto Flamengo e Palmeiras empataram no Maracanã.
O Cruzeiro, que tem um jogo a menos e pode entrar na briga em caso de vitória, empatou em casa no clássico mineiro.
Além do indicativo de uma uma possível taça ao fim da temporada, a UFMG aponta que o Fortaleza já supera um índice de 95% para alcançar uma classificação à Libertadores da América, meta inicial do clube cearense na competição.
Questionado sobre a possibilidade de brigar pelo título do Brasileirão, na coletiva de imprensa após o jogo deste sábado, Vojvoda reconheceu que, de fato, o Leão está em uma boa posição, mas pregou cautela e reforçou a dificuldade da competição.
Em sua fala, o comandante ressaltou que o Tricolor tem “qualidade, elenco, trabalho e humildade” e que continuará lutando para se manter no topo, sempre pensando jogo a jogo.
“Estamos em uma posição boa e queremos continuar lutando ali. Essa é nossa verdade. Sabemos que (o Brasileirão) é muito difícil e competitivo, mas temos qualidade, elenco, trabalho e humildade também. Reconhecemos quando erramos e vamos estar juntos trabalhando. Acho que o caminho é esse, pensando no próximo jogo. O objetivo é esse, o próximo jogo”, comentou.
O Povo