O estado do Ceará conquistou o maior número de equipes medalhistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O resultado foi divulgado pela organização oficial do evento neste domingo (25). O Nordeste superou todas as regiões e foi a que concentrou o maior número de campeãs, com 55 das 81 equipes finalistas.
Nas etapas eliminatórias, o Ceará foi o estado do país que levou o maior número de equipes para a fase final da ONHB, com 93, entre escolas públicas e privadas. A última fase aconteceu neste sábado (24) e domingo (25).
No sábado, os estudantes foram avaliados em uma prova dissertativa e, no domingo, participaram da cerimônia de entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito.
Para chegar à final, os estudantes enfrentaram desafios propostos pela organização em seis etapas, realizadas entre os meses de maio e junho. Anualmente, a ONHB é organizada pela Associação Nacional de História (Anpuh) e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“Parabéns a todas as equipes que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na grande final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Foi incrível”, escreveu a organização do evento em uma rede social.
VEJA NÚMERO DE MEDALHISTAS POR REGIÃO
Nordeste – 55
Sudeste – 15
Sul – 5
Centro-Oeste – 4
Norte – 2
OPORTUNIDADE
Uma novidade nesta edição foi a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior, do CNPq, para estudantes de escolas públicas que tiverem participado da ONHB. Os alunos serão selecionados de acordo com os critérios estabelecidos pelo CNPq.
As bolsas têm valor de R$ 300,00 mensais e duração de 12 meses. Como contrapartida, os contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025.
Na foto, os estudantes Ana Kelly, Paulo Victor e Mateus Ícaro, orientados pela Profa. Vanessa Oliveira, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Albaniza Rocha Sarasate, da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Jornal Jangadeiro