O Ministério da Saúde (MS) oficializou um repasse de R$ 103,9 milhões à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A iniciativa busca reduzir o tempo de espera para consultas e exames com médicos especialistas em áreas como oncologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia e otorrinolaringologia.
De acordo com o secretário de Atenção Especializada, Adriano Massuda, o programa visa acelerar o diagnóstico e o início de tratamentos em casos críticos. “Há uma demanda reprimida significativa e tempos de espera elevados para situações onde não podemos perder tempo, como o diagnóstico de câncer”, destacou.
O objetivo do programa é que o intervalo entre a primeira consulta, a realização de exames e o retorno ao especialista seja de até 30 dias para oncologia e 60 dias para as demais especialidades.
Com o investimento, o Ceará reforça seus esforços para atender a população de forma mais ágil e eficiente, buscando melhorar o acesso à saúde especializada e reduzir as filas acumuladas no sistema público.