O Ceará empatou em 1 a 1 com o Amazonas na tarde deste domingo (1º), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), em partida válida pela 24ª rodada da Série B do Brasileirão 2024.
O Amazonas saiu na frente ainda no primeiro tempo, com Erick Varão, mas o Ceará (com um jogador a mais, após expulsão de Miranda) buscou o empate já nos minutos finais do segundo tempo, com Jorge Recalde, que havia saído do banco de reservas.
O Vovô estaciona na sexta colocação com 36 pontos em 24 rodadas disputadas, e agora volta suas atenções para o próximo adversário. Enfrenta o Operário-PR, no Castelão, no próximo domingo (8).
O primeiro tempo começou com um domínio por parte do Amazonas. Jogando em casa, diante de seu torcedor, a equipe amazonense tinha mais posse de bola e tentava pressionar o Ceará, que tinha dificuldades para sair do campo de defesa.
Logo aos sete minutos, o Amazonas chegou ao seu primeiro gol. Após jogada de Matheus Serafim pelo lado esquerdo e cruzamento na área, Erick Varão subiu livre e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para o time mandante.
A partir dos 20 minutos, o Ceará conseguiu começar a criar suas chances na partida, principalmente através dos atacantes Saulo Mineiro e Aylon. Apesar disso, não eram chances claras de balançar as redes adversárias e empatar a partida.
Errando muitos passes, o Vovô não conseguiu efetivamente pressionar o Amazonas e encontrou dificuldades em finalizar na etapa inicial. A equipe da casa, por sua vez, administrou o resultado e levou a vantagem no placar para o intervalo.
O segundo tempo começou diferente do primeiro, com o Ceará tendo mais posse de bola e tentando pressionar a defesa adversária. Aos 11 minutos, David Ricardo marcou um gol, mas o lance foi anulado após revisão, pois havia impedimento de Erick Pulga na jogada.
Apesar de algumas chegadas perigosas do Amazonas, com boas defesas do goleiro Richard, o Ceará dominou grande parte das ações do segundo tempo. Saulo Mineiro desperdiçou uma grande chance, frente a frente com o goleiro, chutando para fora.
Aos 27 minutos, o zagueiro Miranda, do Amazonas, foi expulso, e o Ceará passou a pressionar ainda mais. Aos 41 minutos, Aylon recuperou a bola no ataque e tocou para Recalde (que entrou aos 38) finalizar para o fundo das redes, empatando o jogo.
Aos 45 minutos, o Ceará quase virou a partida em finalização de Facundo Barceló, mas a bola passou por cima do gol do Amazonas. A partida, portanto, foi encerrada com o empate em 1 a 1 entre Amazonas e Ceará.
Diário do Nordeste