De Segunda a Sexta – 06h às 07h

INVERNO

Ceará encerra março com 51% de reserva hídrica acumulada em seus açudes

AA

O Ceará finalizou o mês de março com 51% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O número é melhor do que o registrado no mesmo período de 2024, quando o volume acumulado era de 45%.

Atualmente, 41 açudes estão sangrando no estado. Dentre os maiores reservatórios do Ceará, o Açude Banabuiú atingiu 36% de sua capacidade. O Açude Castanhão, o maior do estado, acumula 29% da sua capacidade, e o Açude Orós, o segundo maior, encontra-se em uma situação mais confortável, com 75% da capacidade.

Por bacia hidrográfica, a situação mais confortável é a do Litoral, que se encontra com 99% de reserva hídrica acumulada. As bacias do Acaraú, Coreaú, Metropolitana e Ibiapaba estão com volumes acima de 70% da capacidade total. Porém, outras duas bacias estão com volumes abaixo de 30%, que são o Médio Jaguaribe, onde está o Castanhão, e os Sertões de Crateús. A Bacia do Banabuiú, por sua vez, está com 36,6% de capacidade.

Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, 41 estão sangrando; 16 estão com volume superior a 90%, mas ainda não sangraram; e 30 estão com menos de 30% de capacidade.

Leia também:  Camilo assina na sexta-feira (4) as ordens de serviço do Campus Iracema e do Novo Hospital da UFC

Repórter Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.