Entre os dias 26 e 29 de março de 2025, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, sediará o II Seminário Acessibilidade Cego Aderaldo: Arte, Memória e Direito. O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre acessibilidade cultural, promovendo um espaço de formação, discussão e construção de propostas para democratizar o acesso aos bens culturais e naturais.
A iniciativa integra a política cultural do Estado do Ceará e reforça o compromisso da Casa de Saberes Cego Aderaldo com a acessibilidade e a diversidade. O seminário abordará a acessibilidade como um direito fundamental e um elemento essencial na construção de novas estéticas, poéticas e formas de interação sensorial.
De acordo com Aldenisa Peixoto, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UniCatólica de Quixadá, o evento representa um marco na valorização da cultura acessível. “A realização do seminário fortalece a conscientização sobre a importância de eliminar barreiras e garantir a participação plena de todas as pessoas na sociedade”, destaca.