A Casa de Saberes Cego Aderaldo promoverá, nesta sexta-feira, 21, apresentação musical no Cedro, em Quixadá, no Sertão Central. Francisco Alex se apresenta para o público a partir das 17h.
Com uma carreira consolidada a mais de 17 anos, Alex apresentará um show instrumental intimista, com o que a de melhor no chorinho, além de levar para o palco um vasto repertório de improvisação musical no acordeon.
Sanfoneiro, artesão e radialista, Francisco Alex iniciou a sua carreira artística aos 14 anos de idade na cidade de Choró, no Sertão Central. No ano de 2006 ingressou em um curso em Fortaleza, para aprimorar os conhecimentos no acordeon, com professor Carlos Nogueira, e consequentemente estabeleceu contato com grandes músicos do Ceará, tais como: Chico Justino, Clementino Moura, Otílio Moura, João Bandeira, César do acordeom, Irineu Araújo, maestro Rodolfo forte, Fernando Araújo, Turpim Araujo e tantos outros. No ano de 2015 integrou a Banda Krakes do Forró, onde atuou como sanfoneiro em vários shows no estado da Bahia.
Em 2018 participou do Sertão Central Festival de Acordeon em Madalena, ficando em 6° lugar. No mesmo ano, foi agraciado com troféu Gonzagão. No ano 2017, após um período sem exercer a arte do artesão, Francisco volta a fabricar suas peças em couro, voltadas exclusivamente para o homem do campo, como: gibão, pereiras, selas, chapéu, arreios, luvas e cabeçadas. Também nesse mesmo período começou a confeccionar correias para sanfona.
Atualmente atua como comunicador em um programa de rádio, ‘Puxando o Fole’, na emissora Aliança FM, além de atuar como instrumentista freelance na região do Sertão Central.
Repórter Ceará



